Com o surgimento do coronavírus (Covid-19) os hábitos da população brasileira e mundial sofreram mudanças drásticas e um deles é o consumo. Um dos maiores motivos para essa mudança é a preocupação da compra de itens básicos, seja na saúde ou na alimentação, porém a recomendação é que todos fiquem em casa para evitar que o contágio aumente ainda mais na população. Diante disso, a necessidade de que as lojas físicas estejam no mundo virtual é essencial, sendo assim, o e-commerce se torna cada vez mais necessário para as empresas.
Porque o COVID-19 é tão preocupante?
COVID-19 é um nome atribuído a doença provocada pelo novo coronavírus, que é um grupo viral, podendo ocasionar infecção respiratória, podendo ser parecidas a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia. Os principais sintomas incluem a febre, tosse e a dificuldade respiratória.
Em meio a esse novo cenário, o e-commerce apareceu como uma ótima alternativa e extremamente eficaz para abastecer a população e evitar ainda mais que a economia enfraqueça.
O que é o E-commerce?
Ele pode ser considerado um comércio virtual, ou seja, o comprador poderá adquirir os produtos e serviços pela internet, onde as transações são realizadas via dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. Com o fechamento do comercio, é notável a importância dos e-commerces e de se ter um site e redes sociais ativas.
Lojas virtuais, que já atuam a algum tempo, já estão preparadas para aumentos sazonais, por exemplo como ocorre em épocas como Black Friday e Natal, recebendo um aumento gigantesco no número de pedidos em um único momento. Com isso, tais empresas já conseguem se organizar em questões como: entrega e estoque de produtos.
A preocupação maior é com as pequenas empresas e também empresas novas nesse segmento, que por não terem a mesma experiência, podem ter dificuldade e não conseguir de fato atender todas as necessidades dos seus clientes e não ter o retorno financeiro esperado.
Uma forma de se organizar nessa hora, é avaliar o mercado como um todo, quais são as necessidades momentâneas do comprador e valores que eles estariam dispostos a pagar por esses serviços. É essencial também a verificação do estoque dos produtos, seja para venda direta dos mesmos ou para o preparo de algum produto/serviço, por exemplo, uma lanchonete ou restaurante, é importante também ficar atento na preparação e na entrega do produto para que tudo seja feito com cuidado e qualidade.
A presença digital é de fato, essencial hoje em todos os segmentos de mercado para que a empresa possa garantir cada vez mais clientes, sem precisar investir em, por exemplo, lojas físicas ou ter que realizar o deslocamento da equipe para divulgar seus produtos.
Dependendo do seu tipo de serviço e público, pode ser associado ao plano de marketing alguns canais que são mais relevantes para o seu negócio nesse processo. É importante entender bem o mercado e testar as diferentes ferramentas para analisar quais de fato a empresa necessita e quais gerariam mais retorno no curto, médio e longo prazo.
Cada tipo de mercado tem a sua particularidade na comunicação e diferentes formas de usar essas ferramentas, como por exemplo:
Uma empresa no ramo alimentício poderia investir em um canal no Youtube, apresentando receitas e de forma singela, mostrar o ambiente em que os alimentos do restaurante são preparados, trazendo ainda mais segurança para o cliente em adquirir os produtos, seja indo até a loja física ou pedindo por delivery.
Outra forma de chamar a atenção é através do Instagram e facebook! Tirar fotos, de qualidade, dos produtos e fazer storys dos mesmos faz com que o cliente sinta desejo em prová-los. Lembre-se que o horário para a publicação dessas mídias deve ser analisado conforme as necessidades do cliente. Nesse caso, a melhor hora é no momento que as pessoas estão próximas de realizar as refeições. Isso faria com que a vontade de experimentar um alimento novo despertasse no cliente.
Sendo assim, o crescimento das vendas no mundo virtual está impactando na economia do mundo inteiro, registrando crescimento considerável em relação aos novos consumidores do e-commerce brasileiro, sendo uma forma de extrema importância para que as empresas continuem lucrando mesmo diante a essa pandemia mundial.
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