O termo Transformação Digital tem ganhado a atenção de empresas ao redor do mundo. Isso porque esse processo utiliza tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais dentro das empresas, como por exemplo, aumento de produtividade, redução na utilização de recursos naturais, entre tantos outros. 

Mas afinal, o que é transformação digital: 

Transformação digital é um processo em que as empresas utilizam da tecnologia em sua mudança estrutural, como ferramenta para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir melhores resultados.  A tecnologia passa a ter um papel estratégico central, e não apenas uma presença superficial na atuação da empresa.

Empresas que estão a muitos anos no mercado e que quando fundada  não haviam serviços de internet, enfrentam grandes desafios de se encaixarem a novos modelos e plataformas de negócios, pois é necessária uma mudança na cultura da empresa e isso leva tempo e consome recursos.

A transformação digital e a sociedade

A tecnologia vem transformando a nossa vida de diversas maneiras e mudando expressivamente a forma com que interagimos com o mundo. Novas formas de comprar e vender, de pagar e receber, de solicitar ou enviar entregas, de se transportar, de assinar documentos entre muitas outras. De forma que todas essas interações podem ser efetuadas de forma digital a praticamente um clique de distância e com disponibilidade na palma da mão 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano através de um smartfone.

Toda essa transformação traz muitas oportunidades de negócios e também muitos desafios. Existe um campo vasto e inexplorado para o surgimento de novos negócios e inovações digitais contribuindo assim para a evolução da transformação digital.

Mas por outro lado existe o desafio para as empresas que ainda sequer começaram a se preocupar com sua transformação digital. Ignorar o fato que essa processo já é uma realidade mundial e que avança a passos bem largos impulsionada da pandemia de COVID 19, é colocar a existência do negócio em risco de extinção.

Estar presente no mundo digital, usar ferramentas digitais para otimizar os processos desde a produção até o atendimento ao cliente. Até mesmo a possibilidade digitização do negócio devem ser encarados com muita seriedade. 

Para que fique por dentro desse caminho sem volta que é a transformação digital, trouxemos algumas informações que estão relacionadas a essa realidade.

Digitalização

A digitalização é uma palavra que vem do termo digitalization, em inglês. Ela se refere ao processo de converter todas as informações do  negócio em digital! Ela envolve o processo da transição de informação analógica para uma forma digital, ou seja,  a digitalização transforma os processos da organização no mais digital e automatizado possível. Por exemplo, tirar do papel todo o processo de vendas, desde o pedido, discussão com o cliente à entrega, e passa para o ambiente digital. Podendo transformar todos esses dados em informações disponíveis de forma inteligente para, assim, tomar as melhores decisões para os negócios.

Digitização

A digitização já é bem mais abrangente e consiste em mudanças estruturais reais realizadas nas organizações por meio da tecnologia, já que envolve uma visão mais holística da tecnologia a fim de causar mudanças consistentes nos negócios.

A digitização é o processo pelo qual a empresa começa a passar por uma desmaterialização de sua estrutura, assim como empresas como Uber, AirBnB, e Loggi a fim de transformar o negócio o mais digital possível, chegando a operar quase que 100% no digital.

Transformação digital

A transformação digital é o resultado da combinação da Digitalização com a Digitização do negócio. Transformando os as informações, os processos e em alguns casos até mesmo os produtos de uma empresa em digital. Ocasionando uma mudança de ponta a ponta na operação e na estrutura da empresa o que chamamos de transformação digital.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *