Da cultura organizacional à forma de atendimento ao cliente existem vários caminhos para se alcançar a transformação digital, e todos eles convergem entre si. É preciso muita disposição e planejamento para que tudo dê certo.

  • Mudança na cultura Organizacional 

 estratégia focada no digital é algo que deve fazer parte do cotidiano da empresa. As mudanças tecnológicas são diárias e manter-se atualizado é muito importante atingir os objetivos.

A cultura empresarial deve estar voltada à adaptação da cultura do negócio e da maneira como ele opera para trabalhar com as tecnologias digitais.

Portanto, uma abordagem voltada às pessoas é uma ótima opção para iniciar os projetos de transformação digital, pois é através das pessoas que o projeto irá ser colocado em prática.

Criar uma rotina de aprendizado, realizar pesquisas constantes em relação às novas tecnologias e suas tendências e investir em treinamentos para que a equipe esteja capacitada para colocar o projeto em prática. Tudo isso requer uma mudança na cultura organizacional da empresa e isso é essencial para que o projeto seja bem sucedido. 

  • Mudanças na gestão empresarial

O modelo de gestão terá muita influência no processo de transformação digital, desde o uso de ferramentas e processos digitais ao engajamento da equipe na aderência do modelo de operação pautado no uso de tecnologias.

Mudanças nos processos nunca são fáceis e os engajamento das pessoas na implantação de transformação digital é indispensável para o sucesso. Portanto um modelo de gestão focado em pessoas deve fazer parte da estratégia.

  • Novos modelos de negócios

A implantação da transformação digital traz consigo novas oportunidades e com isso novos modelos de negócios. 

É preciso ficar atento para o modelo de negócio que melhor se aplica a empresa, pois nesse processo de transformação a operação pode exigir um novo modelo de negócio e ignorar isso pode custar a “vida” da empresa. Por exemplo: uma loja física tem um modelo de negócio totalmente diferente de uma loja virtual. Mudando a forma de atendimento ao cliente, exposição do produto, política de troca, operação logística, formas e meios de pagamentos.

  • Novas formas de relacionamento com o cliente

Com as novas formas de se conectar com os clientes, as empresas podem transmitir mensagens e fornecimento de produtos através da internet, aumentando ainda mais sua influência, transformando a participação deles e deixando ela cada vez mais dinâmica e crítica para o sucesso das empresas.

Cada vez com mais canais de atendimentos diferentes como redes sociais, apps de mensagens, chats entre outros meios de comunicação, as empresas têm que se virar para dar conta de todos esses canais e demandas de clientes.

Com isso é necessário começar a olhar para formas de automatizações no atendimento ao cliente. Uso de inteligências artificiais para responder a chats e apps de mensagens, assim como estratégias de automação de marketing são caminhos para conseguir suprir as necessidades desse mundo cada vez mais digital.

  • Mudanças no processo operacional

Existem mudanças necessárias além da experiência com o cliente! É preciso também que ocorram mudanças na melhoria de processos operacionais internos.

E o uso de tecnologias digitais são fundamentais, contribuindo para o aumento de produtividade e possibilitando a coleta de dados que ajudam a melhorar o processo e as tomadas de decisões. 

Capacitação da equipe

Ainda que haja contratações de pessoas com experiência na implantação do projeto é necessário que a equipe já existente seja capacitada para que o projeto de transformação digital seja implementado com sucesso, afinal são eles que  irão operacionalizar todo o projeto. E isso deve ser feito de maneira a deixar os objetivos claros e que tal capacitação faz parte da implementação do projeto.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *