Já parou para pensar o quão sua marca está presente no dia a dia do seu público ou cliente? Não? Então deveria começar imediatamente, pois QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO!

Marque presença, seja lembrado e esteja presente no momento em que seu cliente tome suas decisões. Seja lembrado!

Presença digital é a maneira como a sua marca se posiciona e utiliza os meios digitais para se mostrar relevante, confiável e incentivadora de um relacionamento com os consumidores.

Ter uma presença digital é muito mais do que possuir um site na web ou um perfil em uma rede social. 

A construção da presença digital e consolidação da marca na rede, exige um trabalho contínuo e persistente. Uma vez consolidada a presença digital da sua marca, é necessário seguir neste processo para que ela se mantenha firme e sempre se aprimore.

Para alcançar um posicionamento de presença digital sólido, é necessário seguir 4 pilares principais: 

  1. Produção e distribuição de conteúdo original e relevante;
  2. Promover ações de relacionamento e engajamento com seu público;
  3. Posicionamento de marca (Branding);
  4. Produtos / Sistema com boa experiência do usuário (User-Friendly).

Confira algumas dicas fundamentais para atingir os 4 pilares.

  • Faça Produção e distribuição de conteúdo original e relevante;
    1. Para isso mantenha um blog com postagens frequentes;
    2. Mantenha um canal no youtube com vídeos e/ou webséries de assuntos relevantes para seu público;
    3. Produza e distribua e-books e/ou infográficos pertinentes ao seu segmento.
  • Promover ações de relacionamento e engajamento com seu público;
    1. Possua e mantenha perfis nas redes sociais devidamente ativos e atualizados;
    2. Interaja com o público. Não deixe o usuário que interage no vácuo. Sempre responda suas mensagens. Na impossibilidade de manter um atendimento 4.0, pense na possibilidade da implementação de um ChatBot para enviar respostas automáticas com alternativas de contato;
    3. Promova ações de engajamento. Pesquisas, enquetes, promoções incentivando o engajamento do público.
  • Posicionamento / gestão de marca (Branding);
    1. Faça a gestão de sua marca. É muito importante ter consciência que a marca é o maior ativo intangível da empresa e deve ser muito bem cuidado. 
    2. Defina o posicionamento da marca, quais são os valores e conceitos se quer transmitir.
    3. Tenha um identidade visual sólida e profissional. Um logo bem construído, que transmita seus valores e se conecte com a atualidade. Mantenha todos os seus materiais institucionais e de divulgação atualizados e com a mesma identidade.
    4. Pense a gestão de marca internamente (faça seu endomarketing). O que sua equipe pensa sobre a empresa, como eles veem e propagam a marca. Faça com que internamente as pessoas fiquem inteiradas sobres os valores e conceitos da empresa e seja um replicador dos valores da marca.
  1. Produtos / Sistemas com boa experiência do usuário (User-Friendly).
    1. Para ter um produto/Sistema User-Friendly e proporcionar uma boa experiência para o usuário é importante e necessário que seu produto ou sistema seja pautado em 5 pilares essenciais. 
      • Estética – Tenha uma visual agradável, bem construído e bonito, transmitindo confiança. A primeira impressão serve para dar noção que a experiência vai ser boa.
      • Usabilidade – Para reforçar a estética, o produto/sistema, deve ser funcional e eficiente, facilitando seu uso e/ou navegação deixando o usuário satisfeito.
      • Arquitetura da informação – Organizar as informações de maneira eficiente, com destaque para os pontos mais importantes e nos lugares certos na página promovem um maior fluxo de conversão.
      • Fluxo de Interação – Mapas de interação intuitivos e pautados em interações comuns para os usuários irão fazer com que o usuário não se sinta perdido durante a navegação, facilitando a localização e promovendo as possibilidades que o produto/sistema oferece.
      • Conteúdo – Ofereça conteúdo relevante, quando bem explorado o conteúdo traz instruções práticas e informações úteis, o que enriquece muito a experiência do usuário.
    2. Para promover uma boa experiência do usuário você pode seguir algumas práticas que irão auxiliar na construção dos tópicos citados anteriormente:
      1. Faça entrevistas com os usuários e entenda suas necessidades;
      2. Crie formas de entender o que os usuários estão sentido. Entenda suas emoções;
      3. Estude os padrões de design, faça com que os usuários se sintam familiarizados com a interface;
      4. Seja claro e objetivo na proposta de valor. Diga o que você faz de maneira direta e objetiva;
      5. Evite formulários complexos. Torne a forma de cadastro tão simples que o usuário não encontre motivos não fazer;
      6. Pense, sempre, na experiência em dispositivos móveis, pois hoje em dia grande parte das operações feitas na internet são feitas a partir de dispositivos móveis.


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